O mercado automobilístico é um tanto quanto complexo, em determinados casos para melhorar as chances de sucesso de um determinado veículo, estes são vendidos sob marcas diferentes da qual foram originalmente projetos.
Nesta lista vamos conhecer 10 carros que foram vendidos no nosso mercado, mas vendidos em outros países por marcas diferentes.
Chevrolet Tracker/Opel Mokka
O Chevrolet Tracker é um velho conhecido do mercado brasileiro, desembarcando por aqui em meados dos anos 2000, como uma versão GM do Suzuki Vitara, bonito, teve o certo destaque no nosso mercado, especialmente junto ao publico praticante do Off-Road, uma vez que era um fora de estrada nato, com direito até a moto diesel, foi descontinuado por volta de 2007 sem deixar substituto. Com a febre dos SUV's compactos depois de 2010 a montadora americana viu a necessidade de entrar no competitivo mercado, surge ai o Novo Tracker ou Trax para os norte-americanos, acontece que o Compacto também tinha uma versão, um tanto quanto diferente, exclusiva para o mercado Europeu, o Opel Mokka.
A linhas do Mokka eram mais arredondadas, a linha de cintura parece ser ligeiramente mais alta, as caixas de rodas eram difentes assim como farois e lanternas, mas convenhamos, a versão que foi fabricada no mexico e vendida no Brasil é bem mais bonita.
Renaut Logan/Mahindra
O Renault Logan de primeira geração não era um carro digamos... bonito, mas tinha algumas qualidade que chamaram atenção do brasileiro como: amplo espaço interno, robustez, economia, preço acessível (se comparado aos concorrente da mesma categoria), o resultado disto foi uma longa vida no nosso mercado, tanto que ganhou uma reestilização e posteriormente uma nova geração, essa sim bem bonita. Mas, como se tratava de uma carro de baixo custo, ele precisava ganhar o mundo emergente para se pagar (Sim, carros precisam se pagar). É ai que entra na história a Mahindra, bem,alguém achou que o Sandero não iria dar conta do mercado indiano e sugeriram o Logan, como já dito, o Logan é um carr de baixo custo, por isso precisa ser barato e na India existe uma excentricidade no mercado, carros com menos de 4 metros pagam menos impostos, foi que alguém teve esta brilhante idéia para o Loganzinho...
A frenteira (Olha a referência) do Renault indiano, não ficou tão ruim, com um pouco de criatividade dá até para vê um certo charme de Astra 2011 ali.
Ford Fusion/Mercury Cougar
O Fusion é aquele carro marcante, que muda paradigmas, que faz a pessoa virar o pescoço. É um tipco sedanzão americano que estreou no nosso mercado por volta de 2006, em termos de design ele era único em nosso mercado, mas só no nosso mercado, pois os americanos podiam compra um Fusion com outro logotipo e diversas alterações visuais, este era o Mercury Cougar...
Renault Fluence/Samsung SM3
Sabe o Renault Fluente, pois é, a gente não tem muito que falar dele, apenas que foi um sedan vendido como Renault aqui no Brasil, mas que não teve muita expressão, é difícil de vê na rua, não marcou muito não, ah, ele teve uma versão esportiva chamada GT que,bem... também não é muito lembrada não. O Fluence também foi vendido na Koreia, como Samsung, isso mesmo, a marca de aparelhos de TV e celulares também vende carros, o seu line-up é de carros Renault com o logotipo trocado.
Ia esquecendo as lanternas traseiras do SM3 lembra,e muito, as do Maserati GT.
Chevrolet S-10/Isuzu D-Max
A Chevrolet S-10 foi um marco no mercado das picapes pois ela popularizou um segmento que até então não tinha tanto destaque, o das caminhonetes de porte médio, virou campeã de vendas,dominou o mercado durante mais de uma década, brigou de igual para igual no volume de vendas, com a recém lançada e também revolucionária Hilux de 2006, e em 2012 subiu de patamar se tornando mais rápida, confortável e bonita. Desenvolvida no Brasil, ela ganhou o mundo, foi para o exigente mercado americano,com as devidas melhorias é claro, e também para a Asia, como na Asia a Chevrolet não tem muito expressividade, a Isuzu foi quem acabou adotando a picape brasileira.
Rebatizada para D-Max, a caminhonete ganhou mais que um novo nome, Caixa de para-lamas mais robusta, lanterna e uma frente pra lá de agressiva.
Quem não lembra do comercial do Peugeot 206?
206, sem dúvidas o Pug mais icônico do nosso mercado, o maior sucesso de vendas da PSA aqui no Brasil, um carro mundial que desembarcou em diversos países ao redor do mundo,porém, quando ele chegou na china por algum motivos, talvez estratega de mercado ou algo assim os chineses e franceses viram a necessidade de fazer alterações em algo que por si só já era perfeito, nascia assim o Frank... digo Citroen C2.
Um carro feito, a traseira não conversa com a frente, a frente não conversa com a lateral e lateral não conversa com nada no carro.
Ah, o Astrão devorador de estradas, o Camaro dos brasileiros, o imponente sedan médio, na minha opinião o Astra sofreu muito por ter um Vectra acima dele, isso ofuscava o irmão menor, mesmo assim o sucesso foi inegável,afinal de contas, foram quase duas décadas de vida no nosso mercado, assim como outros membros desta lista o Opel/Chevrolet também foi se aventurar na terra do tio Sam, lá ele recebeu o status de ser um Pontiac, ele era o G-5,
O G5 tinha o design moderno, poderia até mesmo ter sido vendido por aqui como uma nova geração. A frente tinha faróis mais elegantes, as caixas de rodas eram mais limpas (sem aquelas molduras ao redor). A traseira também era diferenciada no nosso Sedan, com lanternas bem harmoniosas. Ele teve também uma versão coupe esportiva muito conhecida pelos jogadores de Need For Speed.
Fiat Palio/Zotie Z200
Continuando com os carros jurássicos, opa, clássicos do nosso mercado temos o Palio de primeira geração, o best seller da Fiat também foi se aventurar no país mais populoso do mundo, mas não com a sua marca mãe, a idéia aqui foi vende-lo sob a bandeira de uma marca da terra, no caso a Zotie.
A chinesa há algum tempo fala de se aventurar por aqui e bem que poderia reviver o sucesso de vendas em nosso mercado. Com essa cara que lembra, vagamente (mais vagamente mesmo)o Golf,ele poderia até ter uma sobrevida. Na traseiras, as coisas estão melhores, as lanternas que lembram muito o Palio do ano de 2002 ficaram muito bonitas com a tampa do porta malas redesenhada.
1. Dogde Dakota/Mitsubishi Raider
Os japoneses são bons em muitas coisas, fazer carros é uma delas, entretanto, existe um segmento onde eles mandam muito bem, o das picapes médias, todavia, no mercado norte-americano as montadoras nipônicas ainda não conseguiram muito destaque, vide a Toyota Tundra que não chega nem perto das Ford's, GM's e RAM's, tendo mudar essa situação, a Mitsubishi fez um parceria com a Dodge e dai nasceu a Raider.
Uma picapona de impor respeito, baseada na Dakota de segunda geração.
Espero que tenha gostado
Auto Projetos
Turbinado com desenhos, projeções e notícias automotivas.
Mais de 1.000.000 visualizações de páginas!
Mais de 1.000.000 visualizações de páginas!
Cristiano Sousa
Santa Quitéria do Maranhão - Maranhão - Brasil
E-mail: gt-x.blogspot@hotmail.com
WhatsApp: (98) 984760545
WhatsApp: (98) 984760545
Visite o Auto Projetos no Facebook.
Conheçam Santa Quitéria do Maranhão
Descubra o estado do Maranhão!
ATENÇÃO: Imagens meramente ilustrativas! Os desenhos apresentados aqui contém inspiração e referências a outros modelos em fabricação. Antes de Salvar quaisquer trabalhos postados nesse blog, para fins de exibição em outros sites, blogs ou demais publicações, peço por favor que me enviem um e-mail explicando para qual finalidade a(s) imagem(ns) será(ão) usada(s). O blog não possui finalidade lucrativa ou de promoção pessoal.
Esse conteúdo alternativo é o que faz da internet algo viciante. Não sabia dessas curiosidades relacionadas a veiculos vendidos em outros paises por marcas diversas.
ResponderExcluirParabéns pelo blog. Sucesso!
Att;
https://www.enfoqueextrajudicial.com.br